Funorte

Artigos

Direito

Informações Gerais

FUNCIONAMENTO

Unidade São Norberto 
Rua Coronel Joaquim Costa, 491 – Centro
Montes Claros/MG
(38) 2101-9797

Coordenadora de curso Adjunta - Kátia Suely M. Gusmão
(38) 2101-9767 
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Turno - Matutino e Noturno

Modalidade - Bacharelado

Duração - Mínimo: 05 anos (10 semestres)

 

 
Missão

Missão

Produzir e disseminar conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício da cidadania, preparando profissionais competentes para o mercado de trabalho e melhorando a sociedade, mediante formação humanista, crítica e reflexiva

 
Perfil Profissional

Perfil Profissional

O perfil do profissional de Direito da FUNORTE se apóia em sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.
A formação desse profissional deverá garantir o desenvolvimento de saberes referendados pela sociedade e, ainda, através da articulação entre teoria e prática, propiciar a que disponha de habilidades de investigação para equacionar a prática jurídica, compreendendo e atuando no contexto social.

Mercado de trabalho

O campo de atuação de um profissional formado em Direito é bastante amplo. Ele é habilitado para trabalhar, em todas as áreas do Direito, como Pesquisador, Professor, Juiz, Promotor, Defensor Público, Delegado, Advogado e Consultor. Pode, ainda, ocupar postos de trabalho nos setores público e privado, tanto na área cível como na criminal.

 
Coordenação

Coordenação

Coordenação Adjunta:Kátia Suely de Melo Gusmão

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas (1989), é pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE. Atualmente é coordenadora adjunta do curso de Direito das Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, exercendo também a função de professora.

<< acesse o lattes>>

 
Matriz Curricular

<< CLIQUE AQUI >>

 

 

 
Prática Jurídica

   

O Núcleo de Prática Jurídica Funorte (NPJF) é a unidade acadêmica na qual recursos humanos e materiais serão alocados para a prestação e coordenação direta e indireta, exclusiva, compartilhada ou conveniada de atividades de prática jurídica curricular e extracurricular, inclusive para atendimento ao público e de atividades de complementação pedagógica.
As práticas jurídicas objetivam especialmente propiciar ao estudante a vivência de atividades jurídicas, simuladas e reais, desenvolvidas sob uma concepção reflexiva, crítica e criativa, sempre atenta aos padrões da ética profissional e à integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
As atividades do estágio são exclusivamente práticas, reais ou simuladas, incluindo a redação de peças processuais e profissionais, rotinas processuais, assistência e atuação em audiências e sessões, visitas a órgãos judiciários, prestação de serviços jurídicos e técnicas de negociação coletiva, conciliação, mediação e arbitragem.

 

 
Produção Científica do Curso

Revista Pensar Direito

Revista Humanidades

 

LIVROS

Temas Controvertidos do Direito Coleção de Estudos 2

Discussões Jurídicas Contemporâneas: Coleção de Estudos 1

Discussões Jurídicas Contemporâneas: Coleção de Estudos 2

 
Pesquisa

 

 

 

 
Extensão

Atividades de encontro com a comunidade são fundamentais para o processo de formação do Advogado. Diante disso, os estudantes são convidados a participar de eventos educativos em datas especiais nos quais desenvolvem palestras. Existe especial interesse dos estudantes em atuarem nesses eventos, que são sempre acompanhados por professores da instituição. O Curso de Direito da FUNORTE busca a integração entre o ensino, pesquisa e extensão envolvendo docentes e discentes na criação e reelaboração do conhecimento.

Projeto Ensinando Direito

Visita ao Lar das Velhinhas

 

 

 

 

 

 

Julgamento Malboro

 

Blits do Idoso

 

 

 

 

 

 

Projeto Mão Amiga

 

 

 

 

 

 

Visita à Defensoria Pública

 
Fale com o Coordenador

Canal de comunicação direta 

Clique e envie elogios, críticas, sugestões ou reclamações!