Funorte

Funorte presenteia Montes Claros com Hospital das Clínicas

As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte, a Ambar Saúde e a Associação Educativa do Brasil – Soebras inauguraram nesta quarta-feira, 3, a primeira etapa do Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira.

O Hospital 100% SUS começa a funcionar imediatamente com dois blocos cirúrgicos e 26 leitos, além do Centro de Referência em Oftalmologia Professor Hilton Rocha, parceiro da Fundação Hilton Rocha, em Belo Horizonte, que é maior Hospital de Olhos da América Latina.

O Hospital das Clínicas é um órgão complementar dos cursos da saúde da Funorte/Fasi e desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde. Ele prestará serviço de assistência à saúde desenvolvido por equipe interdisciplinar nas áreas de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, odontologia, biomedicina, farmácia, nutrição, engenharia biomédica e gastronomia.

De acordo com a presidente da Funorte/Soebras, Raquel Muniz, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira contará com profissionais qualificados e preparados para lidar com novo conceito em saúde que valoriza a humanização, o conhecimento e a ética na lida diária com o usuário.

Para o prefeito Ruy Muniz a inauguração do hospital consolida um processo ambicioso, um marco de integralidade e universalidade da assistência à saúde no norte de Minas e região.

O filho de Dr. Mário Ribeiro, Frederico Ribeiro lembrou que segundo seu pai, o melhor benefício à saúde pública é investir em educação e saneamento.

Capacidade Hospital – O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira tem capacidade total para 200 leitos, CTI, 12 salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem para realização de tomografia, ressonância, raio x e endoscopia.

O Hospital fará procedimentos clínicos, intervencionistas e cirúrgicos especializados nas áreas: Clínica médica, Pediatria, Ginecologia e obstetrícia, Centro de terapia Intensiva, Centro cirúrgico, Clínica cirúrgica, Oftalmologia e Centro de diagnóstico por Imagem.

 

Centro de Referência em Oftalmologia

A diretora do hospital, a médica oftalmológica Ariadna Muniz, chamou a inauguração de presente para Montes Claros. “Hoje estamos realizando mais um sonho. O Hospital, bem como o centro de referência oftalmológica vai atender toda região do norte de Minas, além de pacientes da Bahia até Belo Horizonte.Teremos aqui, uma referência em tratamento oftalmológico desde média a alta complexidade”, contou.

Ela frisou ainda que, assim como acontece na Fundação Hilton Rocha, os atendimentos no centro de referência serão 100% SUS. “Vamos aproveitar a nossa experiência da Hilton Rocha, parceira da Soebras há oito anos, e trazê-la para atender o povo e a comunidade de Montes Claros”.

Ariadna Muniz citou a frase do professor Hilton Rocha, que dizia: “para ver é necessário ter olhos, para enxergar é preciso ter alma”, ao agradecer o apoio do irmão, fundador da Funorte/Soebras, hoje prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz. Segundo ela, Ruy tem essa alma, citada por Hilton Rocha, que é inspiradora. “A cada dia, Ruy nos surpreende, tem visão futurista. Há oito anos, ele pediu para administrarmos a Fundação em BH, e me deu esse desafio. É preciso ter espírito transformador, enxergar com a alma”.

Segundo a diretora, o centro de referência em oftalmologia vai atender cerca de 150 consultas por dia e realizar 30 cirurgias. Cerca de 70% da população precisa de atendimento oftalmológico. A demanda começa para as crianças recém-nascidas – que fazem o teste do olhinho; crianças de 5 a 8 anos que passam por avaliação, e adultos a partir dos 40 anos que necessitam fazer uma consulta por ano.

O centro atenderá desde consulta básica, atendimento de urgência, até cirurgias nas especialidades de catarata, plástica, glaucoma estrabismo, retina, visão subnormal e de córnea, entre outras.

04/07/2013 - 9h37

Veja Também

EDITAIS ABERTOS

<< EDITAL >> Mestrado Profissional

<< EDITAL >> Semana do Bêbe http://files/br_semanadobebe.pdf

<< EDITAL >> Monitoria Voluntária

<< EDITAL >> Serviço Social

<< EDITAL >> Ação, Saúde e ...

Leia Mais...

Calendário Acadêmico 2014

Manual do Acadêmico

Neste manual você encontrará informações que poderão auxiliá-lo nas dúvidas sobre a instituição da qual você faz parte.

FAÇA O DOWNLOAD DO MANUAL


Leia Mais...

Centro de Esp. Médicas - CEMED

A Funorte/Soebras oferece à população de Montes Claros e região diversos serviços, com atendimentos especializados e tratamentos nas mais diversas áreas da saúde.


Leia Mais...

Plataforma Brasil

 

 

Informamos que todos os pesquisadores deverão realizar o cadastro e que os cadastros feitos no ...

Leia Mais...

Programa de Iniciação Científica Medicina

O Pró-Ciência é destinado aos graduandos do curso médico, entre 3º e 8º períodos. A Iniciação Científica trabalha no aperfeiçoamento do graduando, constituindo parte fundamental de um curso superior.


Leia Mais...

Ligas Acadêmicas de Medicina

As Ligas Acadêmicas (LAs) são entidades basicamente constituídas por estudantes, buscando aprofundar o conhecimento sobre temas em uma determinada área ou especialidade.

Saiba mais


Leia Mais...

Processo Seletivo